Legítimo, por aspecto

Henry Geldzahler, num retrato de Andy Warhol.

Há uns tempos andei a ler — e a tentar compreender — A Condição Pós-Moderna de Lyotard. Uma das questões mais frequentemente colocadas nesse livro é a da legitimação do conhecimento, ou dos conhecedores, ou dos ensinadores. Lembrei-me disto a propósito de ter ouvido hoje o Mário Moura a falar das questões de autoria no design, e de como a autoria é mutável ao ponto de se alterar de acordo com o contexto. Para se ser autor parece também ser preciso qualquer tipo de legitimação. Um pouco à semelhança do “quem criou o criador?” nas discussões religiosas, a legitimidade é uma pedra no sapato em todo o tipo de situações.

O Passos Coelho diz que o Governo só vai financiar a investigação da instituições que forem avaliadas acima de uma certa nota — quem pode avaliar? Numa crónica publicada no jornal Público, o Vítor Belanciano fala da relação entre os críticos, a música, o público e o público como crítico dissonante da crítica — quem pode criticar? E podia continuar por aí além sem recuar mais do que uma semana no meu histórico de internet. Além disso, todos conhecemos casos práticos e mundanos em que o entrave se coloca.

A legitimidade surge, idealmente, da discussão e do debate. Excepto talvez quando os processos são decifráveis e se revelam atalhos. Gosto muito do falecido curador super-estrela Henry Geldzahler, mais por uma pequena história do que pelo seu grande percurso profissional. Aos 27 anos, Geldzahler tinha um aspecto adolescente que não lhe valia muito respeito no mundo da arte. Confrontado com esta posição, deixou crescer a barba, mudou o guarda-roupa e passou a fumar charuto. Era o look curador, e valia-lhe, para todos os efeitos, a legitimidade de ser curador. E na verdade, quem tinha a legitimidade para dizer o contrário?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s