As imagens de Sócrates

À medida que o caso José Sócrates se vai desenvolvendo, algumas imagens vão surgindo associadas a um drama relativamente pobre em registos visuais do sujeito em causa (como de resto deveria, idealmente, ser). Cada elemento novo é ostentado nos media como uma pequena conquista—todos querem ver o ex-primeiro ministro detido, mas talvez não tanto como todos o querem assim mostrar.

A capa do Público de hoje (domingo, 23 de novembro) tem aquela que é para mim a fotografia mais inquietante não apenas deste processo, mas da vida pública portuguesa dos últimos tempos. Não quero discutir a ética do acto de fotografar e publicar uma imagem de um cidadão numa situação tão vulnerável. O que é interessante aqui é a narrativa apresentada pela fotografia. Ela mostra o governante em queda, o regime no seu ponto mais baixo. Por mais subtil que seja a imagem, e por mais sentimentos ela desperte, é incontornável o facto de que ela condena José Sócrates. O homem cuja silhueta nós vemos está acabado. Publicar uma foto destas não é uma decisão automática. Esta imagem resume as horas e horas de notícias, opiniões e especulações dos últimos dias. Sei que das outras imagens que surgiram se podia dizer o mesmo, mas pelo facto de eu considerar que ela é uma boa fotografia (e não sei porquê, não o conseguia justificar), esta em particular torna-se mais assombrosa.

Há momentos, enquanto me preparava para publicar este texto, a transmissão em directo da SIC mostrava o carro que transporta José Sócrates, que pareceu dirigir um sorriso para as câmaras. Congelada numa fotografia, que história conta esta imagem?

Publico-20141123

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s