Design, Estado e boa vontade

Numa entrevista de 2004 para o livro “Design Gráfico em Portugal” de Margarida Fragoso, editado em 2012, Henrique Cayatte fala da sua complicada relação com o Estado como cliente. Diz assim:

“Enorme dificuldade no trabalho com o Estado: o Estado paga mal e paga fora de tempo e, precisamente por causa desses meus princípios de cidadania, que é uma palavra de que eu gosto, não quero deixar de trabalhar com o Estado. Mas, o Estado desafia-nos diariamente porque demora um ano e meio, dois anos, três anos a pagar e para o inverso é cego a exigir.”

Penso que este desafio diário a que Cayatte se refere é precisamente aquilo que aliena o Estado do design como actividade de importância primária no desenvolvimento do país, quer a nível social como cultural. Não apenas no que diz respeito aos pagamentos, mas também no próprio reconhecimento do designer como participante activo na sociedade. Especialmente para os jovens, vai-se esgotando a boa vontade, os “princípios de cidadania” já não chegam para ofuscar aquilo que é um tratamento muito precário do design, e de toda a cultura em geral. Ao não haver uma vontade recíproca de criar um ambiente de colaboração e valorização do trabalho, o passo seguinte para quem se move por uma vontade ideológica de criar valor público através do design é naturalmente a desistência. É precisamente a isso que me refiro no artigo que escrevi há uns tempos atrás para o IP4 sobre O Design e a Autarquia. O Estado demite-se da sua função de incentivo à produção, usando o argumento do empreendedorismo para atribuir aos designers a culpa da falta de trabalho e iniciativa. Quando se fala em design, dá a impressão que o Estado preferia não existir, sempre é menos um problema a ocupar a cabeça de quem dorme a pensar nos credores.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s